Tendências da indústria de restaurantes para 2022

Com a pandemia, infelizmente muitos estabelecimentos tiveram que fechar as portas. Outros, no entanto, conseguiram sobreviver, mas tiveram que revolucionar a sua maneira de trabalhar. Com isso, diversas tendências surgiram desde então e, certamente, irão continuar a moldar as perspectivas dos food services neste novo ano. Para te ajudar a ficar por dentro de tudo, no artigo de hoje trouxemos as tendências da indústria de restaurantes para 2022.

Confira 6 tendências da indústria de restaurantes para 2022

A mudança é uma parte inevitável da vida, ainda mais se você estiver na indústria de alimentos e bebidas. Dito isso, a seguir você confere as 6 principais tendências da indústria de restaurantes para 2022. Dessa forma, você pode ficar a par das mudanças que estarão presentes neste novo ano, incluindo algumas que surgiram diante da pandemia.

Protocolos reforçados de saúde e segurança

Desde o início da pandemia de COVID-19, muitos restaurantes tiveram que repensar o seu modelo de serviço. Afinal, obviamente, passou a existir uma preocupação muito maior com a saúde e segurança de todos. Como resultado, houve a necessidade de adotar protocolos reforçados de saúde e segurança.

Neste ano, esses cuidados ainda estão em alta e devem continuar a ser tomados, não só para evitar a propagação da nova variante do coronavírus, mas também de outras doenças. Se antes a higiene sanitária já era algo que devia ser levada a sério pelos restaurantes, agora isso se intensificou e a tendência é que continue assim pelos próximos anos, independentemente de haver uma pandemia em curso ou não.

Novidades nos pedidos para viagem

Com mais clientes optando por pedidos para viagem, agora cada vez mais restaurantes estão oferecendo novidades. Muitos estão adicionando drive-thru em seus estabelecimentos, sendo que antes não ofereciam esse serviço. Outros estão colocando vagas exclusivas em seu estacionamento para a retirada de pedidos feitos por sites ou aplicativos.

Tendências da indústria de restaurantes para 2022

Existem, ainda, alguns restaurantes que têm áreas designadas separadas para fazer e coletar pedidos. Assim, até os entregadores de delivery podem ir buscar rapidamente os pedidos em vez de entrarem no restaurante. 

Foco em sustentabilidade

A pandemia viu um boom no interesse do consumidor em sustentabilidade. Essa conscientização levou os restaurantes a selecionarem os seus menus com base em ingredientes orgânicos e sustentáveis. 

Menus inovadores

A pandemia ressaltou a necessidade de ingredientes funcionais para aumentar a imunidade nas refeições. Com isso, houve um aumento na procura de refeições caseiras, ingredientes frescos e sabores divertidos.

Com vídeos de pessoas criando e recriando receitas se tornando virais na internet, muitos restaurantes devem se adaptar e seguir o exemplo. Por esse motivo, contar com menus inovadores, sem sombra de dúvidas, é uma das tendências da indústria de restaurantes para 2022.

Melhores embalagens de alimentos

À medida que o delivery continua a dominar a indústria de alimentos em 2022, os restaurantes voltados para o futuro estão se afastando do plástico e de outros materiais não recicláveis ​​em suas embalagens de alimentos. Eles estão adotando cada vez mais materiais de embalagem sustentáveis ​​nas entregas. 

A durabilidade e a capacidade de aquecimento da embalagem são outras considerações que os restaurantes estão analisando. A embalagem também deve ser resistente o suficiente para evitar vazamentos durante as entregas, permitindo que os consumidores aqueçam convenientemente seus alimentos mais tarde.

Ferramentas digitais

O uso de ferramentas digitais também cresceu consideravelmente nos últimos dois anos. E é uma tendência que deve seguir em alta em 2022. Isso inclui redes sociais, cardápios digitais, plataformas de delivery e chatbots para atender clientes. Além, é claro, de ferramentas como o Mercadão Food, que vieram para revolucionar a forma como restaurantes e outros estabelecimentos food services fazem as suas compras.

Conte com o Mercadão Food!

Embora a pandemia tenha sido prejudicial de várias maneiras, também acelerou a taxa de inovação e automação em muitos setores importantes, incluindo o setor de restaurantes. Desse modo, os últimos dois anos foram uma grande curva de aprendizado para os operadores de alimentos em todo o mundo. 

Com uma necessidade maior de dinamizar e se adaptar ao cenário em rápida mudança, é necessário estar por dentro e se adaptar às tendências da indústria de restaurantes para 2022.

E, para te ajudar nesse processo e facilitar seu dia a dia na hora de gerenciar o seu estabelecimento, venha fazer parte do Mercadão Food! Conheça nosso Plano Rubi, projetado especialmente para ajudar o setor de compras de food services!

Ligar Entre em contato
Olá!

Gostaria de receber uma ligação?